Melhores SSDs 2021

Veja abaixo a seleção que fizemos para chegar ao melhor SSD do mercado, e a opção perfeita para facilitar sua vida!

Se você busca dar um upgrade na performance do seu PC ou notebook, sem dúvidas um SSD vai quebrar o seu galho. 

Isso porque ele proporciona maior velocidade no acesso e leitura dos dados, melhorando o desempenho de programas, jogos, e agilizando as tarefas do dia a dia. 

Antes de mais nada, você deve saber como este componente opera e modifica a sua máquina. O SSD (ou Drive de Estado Sólido) é uma tecnologia de armazenagem de informações, considerada a evolução do disco rígido, o famoso HD. 

Além disso, diferente do seu ancestral, o SSD não possui partes móveis e independe de um sistema mecânico para funcionar, pois, seu armazenamento é feito por um condutor integrado, ou seja, é bem mais resistente, veloz e compacto do que um HD.

No entanto, na hora de escolher o melhor SSD, tudo depende da sua demanda pessoal, seja de espaço disponível, seja de velocidade de funcionamento, para trabalho ou para games, existem diversos modelos para cada caso. 

Acompanhe na tabela abaixo:

Assim, selecionamos nesse review diferentes modelos de SSDs, levando em conta a capacidade de armazenagem, a interface do sistema, a velocidade de leitura e o custo-benefício de empresas como: Kingston, WD, Adata e Corsair.

Além disso,  para te ajudar nessa escolha,  elencamos aquele que apresenta o melhor desempenho e com um preço razoável, que com certeza vai otimizar o desempenho do seu computador e acabar com os carregamentos demorados e travamentos inesperados.  

Confira a seguir os melhores SSDs.

1

padrao

1º – SSD SA400S37120G Kingston

De início, escolhemos um modelo de grande custo-benefício para você que deseja começar a investir no melhor ssd.

Sendo um SSD mais simples e de uma marca pioneira do ramo, o modelo Kingston é perfeito para quem usa o computador para tarefas básicas, como estudos e trabalhos comuns, pois auxilia muito na hora de iniciar o sistema, abrir navegadores e programas leves/intermediários.

Dessa forma, esta pequena unidade de 2,5 polegadas, a qual possui 120 GB de capacidade interna, consegue processar até 500 megabytes por segundo, pois conta com a Interface SATA III, a geração mais nova do sistema SATA.

Ademais, por ser mais compacto do que um HD comum, esse SSD é resistente a impactos e é compatível com notebooks e computadores de mesa. 

Para melhor contribuição no seu momento de escolha pelo melhor SSD, selecionamos algumas características. Veja abaixo:
 

Características do SSD SA400S37120G

  • Marca: Kingston
  • Capacidade de armazenamento digital: 120 GB
  • Interface do hardware: SATA III 6.0 Gb/s
  • Velocidade de leitura: 500 Mb/s

Confira o preço →

2

padrao

2º – SSD Wds240G2G0A WD

Assim como o primeiro, está na lista dos SSDs mais usuais, ajudando você nas tarefas diárias. Porém, seu diferencial é que possui o dobro de memória e ainda mais velocidade! 

Esse SSD de 2,5 polegadas, da marca WD, conta com 240 GB de armazenamento e consegue ler até  545 megabytes por segundo, além de possuir a interface SATA III, assim como o anterior.

É mais indicado para quem executa diversas tarefas simultâneas no seu PC ou utiliza programas mais pesados, como alguns editores e jogos, coisas que consomem muita memória e necessitam de um bom desempenho e velocidade.

Para ficar ainda melhor, você pode usufruir de um software próprio da WD, o WD SSD Dashboard, onde seu SSD pode ser monitorado e manipulado de acordo com a sua necessidade, para uma melhor experiência.

É uma excelente opção para quem está em busca do melhor SSD.

Confira a seguir algumas das características presentes no dispositivo:
 

Características do SSD Wds240G2G0A

  • Marca: WD
  • Capacidade de armazenamento digital: 240 GB
  • Interface do hardware: SATA III 6.0 Gb/s
  • Velocidade de leitura: 545 Mb/s

Confira o preço →

3

padrao

3º – SSD AgammiXS11p256g Adata

Esse modelo é  um SSD gamer da Adata, que apresenta uma tecnologia mais atual e avançada em relação aos outros citados: não utiliza mais o modelo de interface SATA, mas sim a NVMe m.2, a qual eleva a sua  velocidade em quase 7 vezes!

Sendo o mais indicado para os gamers, esse SSD de 256 GB de memória interna e processador m.2 utiliza um tipo de conexão mais rápida com a sua máquina, o  que o permite ler até 3500 Megabytes por segundo.

Se  você procura rodar games pesados com mais velocidade e sem se preocupar com o consumo de memória RAM e perda de qualidade dos outros apps, esse super SSD de última geração é ideal para você!

Veja algumas das características:
 

Características do SSD AgammiXS11p256g

  • Marca: Adata
  • Capacidade de armazenamento digital: 256 GB
  • Interface do hardware: PCIe Gen3x4
  • Velocidade de leitura: 3500 Mb/s

Confira o preço →

4

padrao

4º – SSD CSSD-F480GBMP510 Corsair

Continuando a busca pelo melhor SSD, esse com certeza é o mais apropriado para quem trabalha com programas pesados. 

Alguns exemplos são os editores e renderizadores de arquitetura ou engenharia, pois para projetos grandes nesse ramo, tanto a velocidade como a capacidade de armazenamento são imprescindíveis na hora de processar todos os detalhes e recursos dos programas! 

Vindo de uma das maiores empresas de hardwares do mundo, o que garante durabilidade ao componente, o MP510 possui incríveis 480 GB de armazenamento e processa até 3480 megabytes por segundo

Utiliza a mesma interface da anterior, com a tecnologia m.2 NVMe, mas possui muito mais espaço para alocar os dados, o que o torna ideal para uso a longo prazo.  

Veja algumas das características técnicas presentes no produto:
 

Características do SSD-F480GBMP510

  • Marca: Corsair Memory
  • Capacidade de armazenamento digital: 480 GB
  • Interface do hardware: PCIe Gen3x4
  • Velocidade de leitura: 3480 Mb/s

Confira o preço →

Como escolher um SSD?

Muitas pessoas acabam sem saber por onde começar na hora de escolher seu SSD. 

Como é uma tecnologia mais avançada e cheia de especificações, pode ser um trabalho difícil ter a segurança de que aquele componente que você comprar irá suprir suas necessidades, principalmente para os mais leigos na área.

Dessa forma, relacionamos alguns critérios importantes que podem facilitar a sua escolha, confira abaixo:

Boa capacidade de armazenamento

Muitos de nós estamos acostumados com os HDs normais dos nossos computadores, que  vão de 500 GB a 2 TB, no entanto, na hora de escolher o SSD talvez haja um susto em ver que possuem entre 120 e 480 GB (em média),  e com preço bem mais altos do que os discos tradicionais.

Isso se dá porque a fabricação de discos sólidos é algo relativamente caro, fato este que tende a piorar quando se considera os impostos cobrados no nosso País. 

Logo, para popularizar as vendas, as empresas reduzem sua capacidade, sendo assim necessário para a maioria dos usuários acoplar o SSD a um HD pré-existente na  sua máquina, até porque, a longo prazo, não vale a pena possuir menos de 120 GB para todas as tarefas. 

Sendo assim, para muitos, discos de 240 GB ou mais já são de bom tamanho para substituir o uso dos HDs convencionais, pois tal capacidade se assemelha aos discos mais antigos.

Velocidade de leitura de dados

Além de oferecer uma velocidade de acesso aos dados bem maiores, por não possuírem motores mecânicos como os  HDs, esses componentes também transferem as informações de forma muito mais ágil, graças à sua tecnologia de alocação totalmente eletrônica

Como a velocidade é diretamente proporcional ao preço dessas unidades, será que vale a pena investir em um SSD muito rápido? 

Assim como a maioria das máquinas, o desempenho do seu computador não depende só do SSD, uma vez que ele é um componente que mais ajuda do que resolve todos os problemas sozinho.

Assim, se as outras partes do PC ou notebook não acompanharem, dificilmente um SSD muito potente fará tanta diferença, logo vale mais a pena investir de acordo com o que você já possui!

Tamanho

No momento de escolha do melhor ssd, é válido analisar bem os tamanhos presentes. Isso porque, levando em consideração a funcionalidade que você deseja obter, o tamanho pode variar.

Geralmente, eles são caracterizados por 2,5 polegadas de largura. 

Além disso, é válido salientar que esse tamanho é similar ao de um HD de notebook, assim você pode fazer as métricas corretas para o seu equipamento e conferir o que melhor funciona.

Desempenho

É certo que, quando procuramos o melhor ssd, queremos a garantia de um produto com excelente desempenho.

Sendo assim, se você está com dúvidas sob esse aspecto, até agora, pode ter a certeza de que não terá mais! 

O desempenho está, portanto, diretamente ligado a velocidade e agilidade de leitura. Dessa forma, quanto maior a agilidade, melhor o produto. 

Lembre-se de se atentar a esse fator, perguntar ao vendedor da loja física ou até mesmo se a sua compra for online, procure saber nas especificidades do produto.

Essa parte é dividida em sequencial e aleatória. 

Enquanto a primeira tem maior velocidade, já que possui maior capacidade para apreensão dos blocos de dados, a segunda é mais lenta por se adaptar a blocos menores de dados.

Sendo assim, os valores também podem mudar a cada modelo e dependendo do local de compra, apesar de que costumam ser mais caros quanto maior o seu desempenho geral. 

Interface do sistema

Várias especificidades são importantes na escolha do melhor SSD, mas com certeza  uma das mais importantes é a interface do seu sistema e a sua compatibilidade com as máquinas. 

Grande parte dos SSDs possui interface SATA III (6 Gbps), porém o seu desempenho pode ser prejudicado caso seu computador possua uma porta de entrada  de tecnologia inferior, como a SATA II (3 Gbps)

Por isso, antes de comprar, é interessante ter conhecimento das especificações do seu computador, pois a maioria das lojas não faz a devolução por falta de compatibilidade.

Além disso, aqueles que contam com a nova interface NVME, que já foi citada acima, apresentam um aumento significativo em sua velocidade, assim são mais caros que os SATA comuns, porém um ótimo investimento para quem busca agilidade na máquina. 

Empresa fornecedora

Grandes marcas como a Kingston, WD e a Corsair foram  as pioneiras no desenvolvimento de SSDs, logo são as fornecedoras mais confiáveis. 

Porém, algumas marcas menos conhecidas tendem a oferecer preços mais competitivos no mercado do que as grandes fabricantes.

Será que vale a pena economizar alguns reais em outras marcas? Como o produto é caro, em geral, você só estará perdendo o custo-benefício

Dessa forma, garantir uma boa quantia em um produto consolidado e que apresenta boa durabilidade é um negócio muito melhor para você e para o seu bolso, se pensarmos no longo prazo.

Qual o Melhor SSD?

Foi uma escolha difícil, mas com certeza o SSD da WD superou nossas expectativas. 

É preciso lembrar que tudo vai depender da sua necessidade e da função na qual você deseja escolher o melhor sdd

Com um ótimo desempenho de velocidade e de armazenagem, é um SSD que contempla grande parte das necessidades, pois auxilia seu PC de atividades mais básicas até algumas avançadas. 

Além do mais, possui um preço acessível para a maioria dos usuários e, por ser de uma das melhores marcas do  mundo, possui a durabilidade necessária para otimizar sua máquina por anos!

Pode contar com esse SSD para iniciar seu computador em segundos e abrir seus programas e aplicativo de maneira rápida e eficaz, sem se preocupar com a demora. 

É um investimento que vale a pena e que acima de tudo trará retorno nos seus trabalhos e atividades. 

Conclusão

Por fim, gostaríamos de saber: o que você achou das nossas dicas?

É verdade que, considerando essas diversas possibilidades, não é

fácil fazer uma escolha rápida. Mas com certeza, ao analisar os pontos mencionados, você terá um norte no momento de compra do melhor ssd.

O mais importante é fazer uma escolha bem pensada e garantir um produto

que irá te auxiliar na velocidade e desempenho de atividades no seu equipamento.

No mais, esperamos ter ajudado você durante essa jornada de busca pelo melhor ssd!

Curtiu o conteúdo? Compartilha com aquele amigo que está precisando de um espacinho a mais para realizar as atividades através desse dispositivo ímpar!

Um grande abraço,

E até a próxima!

Deixe um comentário